PROJETO: REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO

E. E. Argemiro Antônio do Prado realiza o Seminário de Percurso Curricular do Projeto Reinventando o Ensino Médio

Vinte um de fevereiro será uma data marcante na história da Escola Estadual Argemiro Antônio do Prado.Foi a apresentação oficial para toda comunidade escolar do Projeto Reinventando o Ensino Médio. O Seminário iniciou com acolhimento de todos os presentes ressaltando o valor da educação para a transformação de uma sociedade pelo mestre cerimonial professor Edivardes Fonseca Melo, em seguida ouviram a execução do Hino Nacional e a oração do Pai Nosso.

O Diretor Pedro Paulo Silva Costa apresentou o histórico da implantação do Projeto Reinventando, relatando que o projeto piloto iniciou em 2012 em 11 (onze) escolas estaduais de ensino médio em Belo Horizonte. O projeto é uma implementação das políticas públicas do Governo de Minas Gerais através da Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de ressignificar a escola pública. Em 2013, a S.E.E promoveu a expansão do Projeto Reinventando em mais 122 (cento e vinte e duas) escolas. Assim a Escola Argemiro foi contemplada para iniciar esse novo desafio da educação. Ele falou da importância do projeto para o ensino médio e para os cidadãos mineiros, falou também dos princípios e dos objetivos do projeto, das transformações e das inovações que acontecerão na escola.

A coordenadora do Projeto Reinventando o Ensino Médio, Ilma de Jesus Oliveira Melo, explicou aos alunos e seus responsáveis as ações que permeiam o Reinventando e o significado de empregabilidade. Ela falou que as áreas ofertadas pela escola são Comunicação aplicada; Meio ambiente e Recursos Naturais e Tecnologia da informação. Explicou também a mudança da carga horária que de 2.500 (duas mil e quinhentas) horas aulas passou a ter 3.000 (três mil) no final dos 3 anos, motivo pelo qual terá o 6º horário. A coordenadora ressaltou a importância dos responsáveis e alunos estarem atentos à apresentação das áreas de empregabilidade e que não saíssem do seminário com nenhuma dúvida, pois os mesmos teriam que fazer opção por uma delas. Enfatizou que a escolha pela área de empregabilidade é um direito exclusivo do aluno e de seu responsável.

Os professores que irão ministrar as aulas das áreas de empregabilidade se apresentaram e explicaram com muito dinamismo cada área e quais as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Foi convidado um profissional de cada área de empregabilidade para dar um testemunho e incentivo aos alunos. Rômulo Francisco de Moura – Engenheiro ambiental, Fabiane Costa Vale – Funcionária do Banco do Brasil e Lucas Palosk -  empresário na área de comunicação.

Após o término do Seminário de Percurso Curricular alguns pais e alunos permaneceram no local para tirar dúvidas com a coordenadora e professores.

Enfim, 21 de fevereiro, o recomeço de um começo que sempre deu certo porque a vida para ser vivida plenamente é necessário ser REINVENTADA a cada manhã.

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s